Vida significativa: 5 passos simples para a felicidade

vida-significativa
5/5 - (34 votes)

Uma vida significativa pode ser a chave para encontrar a alegria e satisfação.

Quando levamos as nossas vidas simplesmente sobrevivendo, a vida tende a se tornar vazia e sem sentido, resultando em inúmeros prejuízos.

Ter uma vida insignificante pode afetar os pilares financeiro, emocional, relacionamento, carreira, entre outros.

Mas não precisa ser assim, afinal, tudo na vida são escolhas.

Vida insignificante x vida significativa

vida-insignificante
Exemplo de Vida Insignificante

É dessa forma que a maioria das pessoas se sentem. Trabalham em algo que não gostam, 8 horas por dia, e mal sobre algum tempo depois de um dia exaustivo de trabalho. Por isso, as pessoas tendem a sentarem e irem assistir televisão.

E a mesma vida se repete incontáveis vezes, e a maior ilusão que temos é a de umas férias uma vez por ano. Será que isso é realmente viver?

O Ultracurioso listou 5 hábitos simples e poderosos que podem tornar a sua vida mais significativa, confira!

1. Aprendizado constante

A aprendizagem constante é uma ótima maneira de dar mais sentido e direção à vida. O crescimento é uma das maiores excitações do cérebro humano.

Se não for desafiado a aprender e a crescer, encolherá e ficaremos presos aos nossos caminhos e passado.

Faça do seu trabalho a aprendizagem constante de novas competências e atividades. Isto pode estar relacionado com a sua carreira, um passatempo ou mesmo uma nova língua. Além de ajudar a criar autoconfiança e autoestima, poderá abrir um leque de oportunidades e possibilidades.

2. Relacionamentos saudáveis

Da mesma forma, as relações são uma das coisas de que realmente precisamos para sermos felizes. Se não tiver relações significativas, não terá ninguém com quem partilhar as suas experiências, os seus desafios e os seus triunfos.

Uma relação verdadeiramente “significativa” vai além dos colegas de colegas que só se conhecem um ao outro num grupo. Trata-se de alguém com quem se pode ter um coração profundo e que tem uma história longa e guardada consigo.

Contudo, saber escolher as mesas que senta é fundamental para criar uma vida significativa realmente.

3. Desafie a si mesmo

O que também é necessário para que a vida tenha sentido é o desafio e, em certa medida, o risco. Alguma vez esteve numa situação que fosse verdadeiramente de vida ou de morte? Ou talvez colocá-lo numa situação em que estivesse à beira de alcançar algo verdadeiramente espantoso?

Estes são os momentos em que o cérebro se concentra e se envolve com o mundo. Estes são os momentos em que aprendemos e percebemos o valor do que temos.

Gerar novas histórias e não se afastar dos testes comuns do dia a dia.

4. Viagem para sair da rotina

Finalmente, todos devem aspirar a ter alguma viagem na sua vida. Isto não significa mochila pelo deserto, mas simplesmente poder experimentar novas visões e novas pessoas é importante para manter a sua mente aberta e as suas experiências variadas.

Se não tiver orçamento para uma viagem, encontre uma aventura que possa desfrutar um pouco mais perto de casa, e com investimento reduzido.

A chave para sentir mais significado na vida é buscar fazer coisas que você ama.

Descubra também: 10 cidades que pagam para morar lá: Os valores são de impressionar!

5. Livros para uma vida significativa

O hábito de ler é poderoso para fortalecer a autoconfiança. Além de diminuir o stress, a leitura é capaz de te levar para outros estados de consciência, longe dos velhos e repetitivos problemas e memórias do passado. Permita-se desbravar o novo!

Separamos alguns livros incríveis que podem te ajudar no processo de criar uma vida significativa, aproveite!

O passo mais importante para uma vida significativa

Como pudemos ver, uma vida significativa é uma construção diária.

O passo mais importante, e que irá gerar resultados duradouros e concretos, consiste na decisão de realmente se empenhar em seguir o processo passo a passo. Ao assumir a responsabilidade pela sua vida, o processo de transformação se inicia.

girassol
Girassol, arquétipo de felicidade

Potencialize os seus resultados descobrindo o seu propósito de vida e o sentido da vida, com dicas infalíveis para encontrar a felicidade e a auto realização.

Espero que tenha gostado do artigo e que implemente os quatro passos simples para uma vida significativa na sua própria rotina.

Gostou do post? Esse conteúdo foi útil para você? Ficaremos felizes de ler o seu comentário! Comente abaixo! Gratidão!