Tomate é fruta ou legume? Descubra por que não é nenhum dos dois!

tomate-fruta-ou-legume
5/5 - (6 votes)

Afinal, tomate é fruta ou legume? Na verdade, nenhum dos dois! Desvende esse mistério aqui!

Tomate é fruta ou legume? Entenda o mistério!

Certamente você já deve ter se perguntado alguma vez na vida se o tomate é fruta ou legume. Esse questionamento é natural, pois temos o costume de associar frutas apenas ao sabor doce.

tomate-fruto

A confusão é tanta que chegou a intrigar até a Suprema Corte dos Estados Unidos, que em 1893 decidiu que os tomates eram vegetais em um caso sobre impostos de importação.

Na verdade, o tomate não é uma fruta e muito menos vegetal. Entenda a seguir!

Tomate é fruta ou legume?

O tomate é um fruto, assim como a abobrinha, pepino, pimentão e a berinjela.

tomate-curiosidade

A diferença de fruto, pseudofruto e fruta

Fruto é o ovário amadurecido de uma planta, possuem sementes e auxiliam no processo de reprodução da planta, como o quiabo e o chuchu.

Os pseudofrutos são alimentos vegetais suculentos que não origina do ovário da planta, mas de outras partes florais, como no caso do abacaxi e do caju.

Fruta, por outro lado, é o termo popular aplicado a frutos ou pseudofrutos doces e comestíveis, como a uva e o morango.

Benefícios do tomate

tomate-beneficios

Por ser um alimento nutritivo de baixa caloria, é uma excelente escolha para quem deseja manter uma alimentação mais saudável.

Além disso, possui propriedades diuréticas e muita vitamina C e água, que beneficia o sistema imune e a absorção do ferro nas refeições.

A principal vantagem do tomate é a prevenção do câncer, principalmente o câncer da próstata, porque é composto por boas quantidades de licopeno.

Vitaminas A, B e C e minerais como potássio e fósforo estão em sua lista, assim como cálcio e frutose. Os benefícios de seu consumo para o corpo incluem pele mais saudável, melhora de visão, fortificação dos ossos e redução dos níveis de açúcar no sangue.

Confira outros benefícios do tomate:

  • Melhora da visão;
  • Pele mais saudável;
  • Fortifica os ossos;
  • Cuida do cabelo;
  • Melhora o sistema imune.
  • Ajuda a regular a pressão arterial;
  • Combate problemas cardiovasculares; entre outros.

Você já sabia se o tomate é fruta ou legume? Comente abaixo para eu saber se você gostou de descobrir! Compartilhe com seus amigos e veja se eles estão sabendo também!

Fontes: Healthline