Você conhece o significado real da parábola do lenhador?

parabola-do-lenhador

Afiando o machado ou parábola do lenhador tornou-se popular através de uma referência a ela no bestseller Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey.

A metáfora do lenhador ficou famosa e mundialmente reconhecida por todas as mensagens metafóricas sobre a vida que ela contém.

Veja agora e se impressione com as lições preciosas que a história da árvore e o lenhador nos mostra e como usar isso tudo para melhorar seus resultados.

Leia também:

Afiando o machado e a parábola do lenhador

Tudo começou com um desafio.

Foi em um final do concurso anual de corte e, após dias de corte, serragem e escalada de árvores, restaram apenas dois participantes.

Um era um lenhador mais velho e experiente e o outro muito mais jovem, forte e cerca de vinte anos mais novo.

lenhador-jovem

As regras da competição eram muito importantes.

Ambos os lenhadores podiam ser enviados para a floresta e quem conseguisse cortar a maior parte das árvores em 8 horas seria o vencedor.

O lenhador mais jovem estava cheio de zelo e foi para a floresta e rapidamente começou a cortar árvores.

Ele trabalhava o dia todo e mal tinha tempo para recuperar o fôlego ou para conseguir algo para comer e regar.

parabola-machado

Com cada árvore que derrubava, ele se sentia mais seguro, sabendo que tinha melhor juventude e resistência do que o lenhador mais velho.

Ele também estava confiante em sua vitória porque podia ouvir o homem mais alto trabalhando em outra parte da floresta, e periodicamente ao longo do dia o som das árvores caindo do lado do lenhador mais velho parava.

O lenhador menor naturalmente assumiu que o mais velho estava fazendo pausas com mais frequência devido à sua idade e força reduzida.

Ele estava certo de que sua juventude e resistência lhe permitiriam ganhar vantagem sobre a competição.

parabola-do-lenhador

Quando o apito final soou, o lenhador mais jovem estava certo de que havia vencido ao olhar para as pilhas de árvores que havia derrubado.

Ele foi para a cerimônia de premiação no pódio e pisou na arquibancada confiante na vitória.

O cara maior estava lá, na verdade fingindo estar muito menos cansado do que ele estava.

Quando chegou a hora de anunciar o vencedor, o menor lenhador esperou para ouvir seu nome, mas ficou devastado quando o humano mais alto havia sido declarado vencedor.

Como isso poderia estar acontecendo, perguntou.

O adolescente voltou-se para o vencedor e perguntou: “Como isso poderia ser? Eu o ouvia fazendo intervalos a cada hora enquanto eu estava trabalhando constantemente.

lenha-cortada

Eu sou mais jovem, mais apto e mais intenso do que você. Como é possível que você me tenha derrotado?

O velho sorriu e disse: “Filho, eu não parei para dormir. Eu parei pois estava afiando o meu machado, a minha serra.

Parábola do lenhador: A moral da história

Há muitas lições nessa história simples do lenhador e o machado.

Primeiro, significa simplesmente que requer as ferramentas essenciais para realizar o trabalho, e vale a pena ter certeza de que a ferramenta é a correta.

Na nossa realidade, “ferramenta” certa poderia ser um instrumento ou uma tecnologia.

Em vez de continuar a cometer os mesmos erros ou trabalhar de forma ineficiente, o uso eficaz da tecnologia pode maximizar o desempenho de uma pessoa.

Por outro lado, “afiar a serra” pode significar repensar processos ou métodos.

Também me intriga pensar que outra mensagem da história poderia ser que o tempo livre é tão importante quanto o trabalho duro.

É importante ter tempo livre suficiente durante o dia, assim como tempo suficiente de férias, para que cada indivíduo possa ir trabalhar com os olhos frescos e a mente e o corpo descansados.

No livro de Steven Covey, ele usa a história do lenhador como metáfora para a necessidade de permanecer alerta na vida e buscar sempre maneiras de melhorar.

Considere como você mesmo pode fazer isso, mas também procure maneiras pelas quais esta importante lição possa ser usada em sua própria vida.

Parábola do lenhador: Frases inspiradoras

Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.

Provérbio Chinês

Dê-me 6 horas para cortar uma árvore e eu passarei as 4 primeiras afiando o machado.

Abraham Lincoln

Agora é com você!

Espero que tenha gostado das dicas baseadas em afiando o machado e na parábola do lenhador.

Se esse conteúdo foi útil para você, nos ajude compartilhando nas redes sociais e escreva nos comentários suas sugestões de mais matérias como essa. Agradecemos sua visita e nos vemos no próximo post! 😍

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Ultracurioso participa do programa de afiliados da Amazon Brasil e pode receber uma comissão caso você faça uma compra em nosso site.
Imagens: Unsplash

Espere! Você está perdendo isso!

Confira essas matérias…