Qual é o sentido da vida? Descubra em 7 passos simples e seja feliz!

sentido-da-vida
5/5 - (17 votes)

Qual é o sentido da vida humana? Encontre-o e seja muito mais feliz e realizado! Aliás, o que seria o sentido da vida? Você sabe qual é o seu propósito? Confira 9 dicas simples para descobrir o seu e se tornar a sua melhor versão!

Qual é o sentido da vida humana?

Há quem diga que o sentido da vida é pra frente, mas, o sentido da vida é uma daquelas questões às quais nunca podem ser verdadeiramente respondidas.

Muitas são as opiniões e definições para o que seria o verdadeiro sentido da vida, para cada ser pode significar algo diferente, assim como para os significados de “amor verdadeiro” ou “eu verdadeiro”. É subjetivo.

Certos tópicos simplesmente nunca podem ser descritos com palavras, por causa do forte apelo sentimental que carregam.

De acordo com o Extra, no Brasil, 90% das pessoas estão insatisfeitas e infelizes com seus trabalhos. Esse número reforça que ter um sentido da vida é um dos pilares para ser mais feliz e realizado.

Descobrindo o seu propósito de vida

proposito-de-vida

Você sabe o conceito de propósito de vida pessoal?

Você tem ideia do poder que é ter um propósito de vida? Uma grande chave virou quando eu descobri isso. Talvez pra você isso seja muito novo e você se sinta confuso.

Que tal mudar toda uma história encontrando um significado em sua vida e descobrindo seu verdadeiro propósito no mundo?

Parece fácil demais, não é? Mas não é tão simples assim.

Para algumas pessoas, isso é fácil, mas para outros pode demorar um pouco, se tornando uma busca profunda na alma. Como falamos acima, o sentido da vida é subjetivo, à depender do individual de cada ser.

Seu verdadeiro propósito de vida não é, necessariamente um trabalho ou algo concreto, embora pudesse ser. Mas não existe uma regra, apenas as regras estabelecidas pelo seu próprio coração.

O seu propósito de vida, que seria o próprio sentido da vida, é algo que te estremece, que te deixa louco, que te fascina, que te faz humano, te faz bem, o que você ama, o que te faz feliz e realizado.

Descubra o seu propósito de vida na prática

Use esses exercícios extremamente poderosos para descobrir o seu propósito verdadeiro, o sentido da vida.

Experimente!

1. Tempestade de ideias para o sentido da vida

tempestade-de-ideias
Tempestade de ideias

Separe um momento e esteja em um lugar onde você possa ter uma autorreflexão tranquila. Utilize uma folha de papel, cartolina, paint do computador ou o próprio celular, e escreva ideias sobre o que você acha que pode ser o seu propósito de vida.

Mesmo que você não descubra nas primeiras ideias, pode ser que ele esteja atrelado à outras ideias que você escreveu.

2. Atividades e Hobbies como propósito de vida

hobby-sentido-da-vida
O sentido da vida pode ser o seu hobbie predileto

Quais são as suas atividades e hobbies favoritos?

Será que alguma dessas atividades ou hobbies podem ser o seu propósito de vida?

Para alguns, tornar o seu hobbie favorito no seu propósito pode torná-lo chato e desanimador, mas isso não aconteceria caso você realmente tivesse encontrado o seu propósito.

3. Curiosidades para encontrar seu sentido

Escreva em um papel 15 assuntos aos quais você sente curiosidade. Reflita, quais temáticas você poderia ler o dia inteiro sem se cansar? Alguns desses temas se correlacionam?

4. Habilidades e inteligência

habilidade

Quais são as suas habilidades? Cada pessoa tem habilidades potenciais diferentes, e mesmo que você pense: “ah, não tenho habilidade em nada”, isso não reflete a realidade, talvez você apenas não se encontrou ainda, isso é questão de tempo.

Existem certas habilidades nas quais você é o melhor! Ninguém, no mundo, faz como você. 

Liste suas habilidades e reflita sobre elas, talvez encontre o sentido da vida em alguma dessas habilidades, mesmo que você duvide antes. 

  • Continua achando que não tem habilidades potenciais? Talvez você não saiba, mas existe a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, onde ele diz que todo mundo tem um tipo de inteligência e que algumas não são comumente aceitas como inteligência, como pessoas com QI alto.

5. Reflita sobre a sua felicidade

faca-perguntas
Faça perguntas para descobrir o sentido da vida

Faça as seguintes perguntas a si mesmo: “Você está feliz ou infeliz com a sua situação atual de vida?” Se você respondeu que sim, que está feliz, isso pode significar que você já possa ter encontrado o seu propósito de vida, ou você está no caminho certo. 

Se você respondeu que está infeliz, pergunte a si mesmo: “Por que eu me sinto infeliz com a minha situação atual de vida?”, descubra os motivos. Com esses motivos claros, você pode tomar medidas para reverter, corrigir esse desequilíbrio.

6. Arrependimentos

Quais são os grandes arrependimentos que você já teve? Você ainda fica remoendo esses problemas do passado? Comece a deixar eles irem, desfoque deles, deixe-os de lado!

arrependimento

Relembrar arrependimentos e momentos negativos nunca têm um propósito positivo. Mas, talvez você possa usá-los para te ajudar a descobrir o seu sentido da vida.

E também, há situações às quais você se arrependeu que você pode corrigir! Nunca é tarde demais para mudar positivamente!

Por exemplo, se você está na casa dos 50 e sempre quis ir para a faculdade, você não deve deixar nada ficar no caminho entre você e seu sonho.

7. Religião

Você é uma pessoa religiosa? Se sim, é muito provável que sua religião discuta sobre o sentido da vida. Faça pesquisas em livros ou procure pessoas às quais servem de inspiração pra você, da sua religião, para saber mais sobre o sentido da vida. 

8. Causas sociais como sentido da vida

causas-sociais-sentido-da-vida
Uma causa social pode se tornar no seu sentido da vida

Quais causas você se relaciona emocionalmente? Quais problemas você gostaria que fossem resolvidos no mundo?

É comum as pessoas encontrarem o sentido de suas vidas através de uma resolução de problemas. Ter um ideal para viver ajuda a aumentar a autoestima saudável e a fortalecer a autoconfiança.

9. Apenas siga sua felicidade

”Quando você segue a sua felicidade, a sua alegria, você está no caminho certo para descobrir o seu verdadeiro propósito de vida. Você também descobrirá sua definição pessoal para “qual o sentido da vida humana”.

sentido-da-vida-felicidade

Na filosofia grega, “Bem-Aventurança” quer dizer “Felicidade”.

E a felicidade é o fim último e o supremo bem do homem, o que constitui o verdadeiro sentido de sua vida.

Você sempre terá opiniões externas para o que seria o sentido da vida, mas seguir o seu coração é a única resposta totalmente verdadeira.

Espero que você se encontre com o seu eu verdadeiro, e que finalmente experimente a felicidade e a realização na sua vida.

10. Livros para encontrar o sentido da vida

Separamos alguns livros interessantes sobre encontrar o seu sentido da vida, que podem te ajudar no seu processo de autoconhecimento e transformação. Aproveite!

Gostou do post? Esse conteúdo foi útil para você? Ficaremos felizes de ler o seu comentário! Comente abaixo! Gratidão!