Qual é a origem do Papai Noel?

qual-e-a-origem-do-papai-noel
5/5 - (16 votes)

Você já se perguntou qual é a origem do Papai Noel? Descubra como surgiu a lenda de uma das maiores figuras de todos os tempos.

O natal é uma época de rever os familiares que não se vê a muito tempo, trocar presentes e fazer as pazes com quem brigamos. Como era de se esperar, muitas lendas sobre o natal são contadas em diversas culturas diferentes ao redor do mundo, a mais comum provavelmente é a do Papai Noel.

Descubra também: Gato preto dá azar? Descubra como surgiu essa lenda!

Você sabe qual é a origem do Papai Noel?

papai-noel
Papai Noel

Bom, se você acha que isso foi uma história totalmente aleatória, você está errado. Apesar de muitas coisas foram inventadas, a origem do Papai Noel não foi por acaso.

Na verdade o Papai Noel era um bispo que viveu na Turquia por volta do século IV. Esse bispo se chamava São Nicolau e ele era conhecido por sua generosidade, não só na época de natal, mas como durante todo o ano.

O bispo que deu origem ao Papai Noel

São Nicolau queria ajudar as pessoas, mas não queria levar o crédito por isso, então ele começou a deixar sacos com ouro perto das chaminés das casas, dai está o fato de que o Papai Noel entra pela chaminé.

Durante o tempo de São Nicolau, as mulheres tinham que dar um dote para o homem que iam se casar, porém uma família de pobres nobres com três filhas não tinha dinheiro para dar o dote, foi quando São Nicolau tentou ajudar a família que tinha três filhas, jogando 3 sacos de ouro pela janela da casa dessa pobre família de nobres para que essas mulheres pudessem se casar.

Entretanto, o pai das mulheres descobriu que havia sido São Nicolau quem deu o dinheiro e depois disso todas as caridades anônimas foram atribuídas a São Nicolau.

papai-noel-coca-cola
Papai Noel em uma campanha publicitária da Coca-Cola

Originalmente, ele se vestia com as roupas tradicionais de um bispo. Foi somente durante o século 20 que o Papai Noel começou a usar as roupas vermelhas que usa hoje em dia, pois naquela época a Coca-Cola começou a divulgar uma campanha publicitaria onde o Papai Noel usava as cores da empresa, o vermelho e o branco e assim o Papai Noel começou a ser reconhecido pelas cores famosas, e sua barba marcante.

E você, já sabia qual é a origem do Papai Noel? Conte nos comentários e envie o post para seus amigos. Até a próxima!

Fonte: Lista de Curiosidades