Propósito de Vida: 6 Passos Infalíveis para Descobrir o Seu e Ser Feliz Hoje

proposito-de-vida

Você já vive o seu propósito de vida? Saiba como descobrir o seu e descubra como o seu propósito pode ser a chave para alcançar suas realizações e felicidade!

A fantástica busca por um propósito de vida

Nos últimos anos, tem tido muito burburinho na imprensa internacional sobre a geração Y (geração do milênio/nascidos entre 1980 e 2000) que no aspecto carreira são movidos mais por propósito de vida do que pelo dinheiro em si.

Noventa e quatro por cento (94%) desejam usar seus talentos para beneficiar uma causa. Em uma carreira com sentido e significado, muitos aceitariam até receber metade do valor de seus trabalhos em troca de uma demissão.

proposito-de-vida-felicidade

Isso é incrível, não é? Mas talvez você esteja se perguntando… “Como me dedicar ao meu propósito sendo que eu nem me descobri ainda?”

Na verdade, é comum as pessoas chegarem até seus 30-40 anos, tendo vivido da forma que aprenderam, estudaram, se formaram, se casaram, tiveram filhos, arrumaram um bom emprego, e do nada, se pegarem insatisfeitos com a vida, sem um real sentido, sem propósitos.

Sentem um vazio, porque no fundo essas pessoas desejam causar um impacto positivo no mundo, mas estão perdidos em suas crenças limitantes, ou seja, em seus lixos emocionais.

Mas calma, se você se enquadra nesse exemplo, respire profundamente, está tudo bem! Afinal, assim como aconteceu comigo, é muito provável que ninguém tenha te ensinado isso quando você estava começando a sua jornada, não é?

Qual é o seu propósito de vida?

Talvez você esteja, nesse momento, na corrida dos ratos, em meio ao caos, sobrecarregado, num trabalho que não gosta, com chefes chatos e sem sentidos pra viver.

Descobrir o seu propósito de vida pessoal pode ser um grande divisor de águas pra você, te levando de onde você está hoje para um caminho memorável de extrema felicidade e bem-estar! O propósito de vida traz significado à sua existência!

mulher-feliz

Descobrir o seu propósito pode ser fácil para algumas pessoas e demorar um pouco para outras, lembre que é algo pessoal de cada um.

Saiba que, o seu propósito de vida não precisa ser, embora seja incrível se for, a sua profissão ou o seu negócio. Agora reflita em algumas questões:

  • O que dá sentido a sua vida?
  • O que você mais gosta de fazer?
  • O que te realiza como ser humano?
  • Quais causas você admira ou apoia?
  • Quais hobbies ou atividades faz o seu coração vibrar?
  • O que gera em você emoções de bem-estar e entusiasmo?

Exemplos de propósito de vida

Um propósito de vida, que seria “o que dá sentido a vida” é uma expressão subjetiva, é algo pessoal, como já falamos acima. Veja alguns exemplos:

  • Transformar a sua paixão em um negócio de sucesso
  • Ensinar dança para pessoas da terceira idade
  • Inspirar pessoas a cuidarem da saúde
  • Atuar na educação
  • Atuar na área da saúde
  • Ensinar algo que você sabe para outras pessoas, etc.

Propósito de vida nos negócios x carreira

viver-proposito-de-vida

Com nossos estudos de lei da atração e cocriação da realidade, nós entendemos que, por detrás de todo objetivo material, o que as pessoas estão realmente desejando é algo mais profundo, como a auto realização e a felicidade.

Então as pessoas desejam ardentemente se sentirem completas, em sua plenitude.

Quando estudamos mais a fundo o propósito de vida, caiu a ficha de que, ter um propósito é como ter um combustível para a felicidade.

E isso fica ainda mais incrível quando juntamos o propósito com a carreira profissional. Nesse estágio, não existe mais trabalho, a vida fica muito mais prazerosa e fácil.

vida-com-proposito

Esse propósito é o seu sentido, a direção pela qual te leva a unicidade com a sua centelha divina. Essa direção seria um “objetivo maior” onde você toma as suas decisões baseadas nela.

Isso faz toda a diferença na vida. Isso te revela o seu propósito de vida, ou o sentido da vida humana!

Você fica completo, e isso reflete na sua produtividade, por que você foca de uma forma natural, sem esforço naquilo que você tem que fazer. E você acaba se dedicando 1000% mais, entregando muito mais que o combinado.

Essa força poderosa pode ajudar profissionais a encontrarem o seu emprego dos sonhos, que seria algo relacionado ao seu propósito de vida pessoal. Eu amo quando isso acontece! Sabe quando a atendente ama o que vende? Ela dá a melhor explicação, ela é entusiasta! É uma experiência boa para todos.

Essa ferramenta poderosa também pode ajudar empreendedores que tenham o desejo de transformar a sua paixão em um negócio de sucesso. Esse é um dos grandes segredos do sucesso. Quando você faz o que você ama e ainda é remunerado por isso.

Exercícios para descobrir o seu propósito de vida

Use esses exercícios, que são extremamente poderosos para descobrir o seu propósito verdadeiro, o sentido da vida. Experimente!

1. Crie um quadro de visualização

quadro-de-visao

Nós como praticantes da lei da atração já conhecemos esse método a bastante tempo e podemos constatar sua eficácia. A nossa mente trabalha com imagens e fazer um quadro nos trará clareza daquilo que amamos!

Essa é uma excelente ferramenta, bastante fácil de fazer, poderosa para encontrar o seu propósito de vida.

Pegue uma cartolina grande e cole nela desenhos e imagens que inspirem você, fotos de momentos às quais você gostaria de ter mais em sua vida. Quando estiver pronto, analise e pergunte a si mesmo:

  • Quais imagens eu mais gosto?
  • Como eu me sinto olhando essas imagens?
  • Qual imagem gera em mim entusiasmo?
  • Quais imagens fazem o meu coração vibrar?
  • Quais são os padrões que se repetem?

Observe, essas imagens dizem muito sobre as suas paixões e desejos. Aprenda com elas!

2. Analise os seus hobbies

habilidade

Se atente às suas paixões. Qual é o seu hobbie favorito? Pode ser que seja escrever, ensinar, pedalar, fazer palhaçada, cantar…

Seja ele qual for, será que você não possa considerar uma carreira alinhada a isso? Ou será que você tem crenças limitantes em relação a isso e de cara já desqualifica a ideia?

Olha, eu já fiz isso, quando o John queria ser editor de vídeos, eu falei: “mas existem milhões deles, isso não parece dar dinheiro”.

Pois é, você já deve ter imaginado o que aconteceu. Ele se tornou um expert nisso, ganhou muito, muito dinheiro, e sobrou até pra mim também, que tive que fazer vários trabalhos pra ajudá-lo por que a demanda era tamanha que ele sozinho não dava conta. Eita mundo né? hahaha

Será que alguma dessas atividades ou hobbies podem ser o seu propósito de vida? Talvez você pense que se tornar o seu hobbie o seu propósito vai tornar ele cansativo. Caso seja esse o seu propósito verdadeiro, isso não acontece, ok?

Se você tem uma paixão, você não precisa necessariamente ser um assalariado no ramo, muito pelo contrário, são infinitas possibilidades. Você talvez possa empreender, se tornar uma autoridade, publicar um livro, quem sabe até palestras.

3. O que suas redes sociais dizem sobre você

redes-sociais

Você tem o costume de passar algum tempo em suas redes sociais? Se sim, responda essas perguntas para encontrar o seu propósito de vida:

  • Quais os assuntos predominantes que você gasta o seu precioso tempo?
  • O que você mais curte e comenta no Instagram?
  • O que você compartilha com as pessoas que você gosta?
  • Quais vídeos do Youtube você mostra para os outros?
  • Quais grupos de WhatsApp você mais interage?
  • Quais causas sociais você mais se conecta emocionalmente?

Observe esses dados, eles dizem muito sobre suas paixões e gostos. Será que em alguma dessas respostas é onde o seu coração está? Experimente considerar uma carreira que atenda a algumas dessas questões.

4. Se inspire

Encontrar um propósito de vida atrelado à carreira é uma questão que merece ser observada de forma consciente. É uma escolha bem importante, afinal, é algo a qual iremos dedicar o nosso tempo e energia.

Observe e estude às pessoas que fazem trabalhos atrelados ao que você gosta. Pesquise sobre os cases de sucesso dessa área.

  • Quais possibilidades estão disponíveis?
  • Como pode melhorar?

5. Se abra para o Universo

se-abra

Esteja, a todo momento, em um estado de observador. Observe às pessoas, o que elas estão fazendo, observe as páginas que você abre no seu navegador web, observe os assuntos das suas redes sociais, os temas da mídia, tudo.

A partir disso, esteja sempre de coração aberto para desvendar novos ideais. Se pergunte sempre: 

  • O que me inspira?
  • O que faz o meu coração vibrar?
  • O que eu amo?

Se você estiver presente no momento e em um estado de recepção, vai sentir uma vibração de esperança, os seus olhos vão brilhar, sua respiração vai ficar mais profunda e você vai sentir um poder, uma confiança em si mesmo.

Isso acontece todas as vezes que você descobre algo alinhado ao seu propósito de vida. Lindo, né? Simmm, extremamente poderoso!

6. Felicidade e propósito de vida andam juntos

proposito-de-alma

O que te faz feliz? O que te enche de alegria? Siga essas premissas. Esse é o caminho certo para descobrir o seu propósito de vida. Invista nisso, o que você pode fazer para se sentir bem e realizado?

Quando eu quero me sentir bem e feliz eu vou pro jardim. Ou eu leio livros, escrevo artigos como esse, preparo a comida que eu gosto. Faça isso para estar no seu caminho, rumo ao seu verdadeiro propósito de vida.

  • O que, das coisas que te torna uma pessoa feliz, você pode considerar?
  • O que me faz feliz e completo?
  • O que me realiza?

Frases sobre propósito de vida para se inspirar

“Se quiser ter uma vida plena, prenda-a a um objetivo, não às pessoas nem às coisas…” Albert Einstein

“Essa é a verdadeira alegria na vida, ser útil a um objetivo que você reconhece como grande.” George Bernard Shaw

Livros sobre propósito de vida que podem transformar sua vida

Quando você está infeliz com a sua vida, é sinal de que você está desalinhado(a) com o que você realmente ama e deseja. E mais ainda, falta de motivação, cansaço, fadiga e stress podem estar acabando com a sua autoestima e autoconfiança.

Investir em conhecimento, em livros, treinamentos é importante para acelerar o seu processo de transformação. A vida pode ser muito mais fácil, amorosa e tranquila!

Esse é um passo importante para quem realmente deseja se tornar a sua melhor versão. E você pode começar hoje!

Separamos alguns livros incríveis para quem deseja encontrar o seu propósito de vida, alcançar suas realizações e a felicidade! Veja:

  • O Homem Sem Qualidades (1943), de Robert Musil;
  • Em Busca de Sentido, de Viktor E. Frankl;
  • Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz.

Preparamos esse post com todo carinho para você. Espero que tenha gostado! Foi útil pra você? Te inspirou de alguma maneira? Comente abaixo nos comentários! Até a próxima!