Por que o céu é azul? Entenda de uma vez por todas!

por-que-o-ceu-e-azul
5/5 - (39 votes)

Por que o céu é azul? Essa é uma daquelas perguntas que provavelmente você já fez alguma vez na vida. Descubra como funciona o fenômeno que faz com que a luz de cor azul se destaque das demais.

Descubra também: A segunda lua da Terra que muitos desconhecem

Descubra por que o céu é azul

O céu é azul devido ao curioso fenômeno físico do espalhamento de Rayleigh, que destaca a cor de luz azul no momento em que os raios de luz do Sol entram na atmosfera terrestre.

prisma
Prisma refratando a luz branca

A atmosfera funciona como um prisma, onde a luz branca do Sol é decomposta nas cores do arco-íris. Ou seja, é como se ela fosse dividida em várias cores monocromáticas. Nesse processo, a luz vermelha é a que menos sofre refração e a azul a que mais se refrata.

Vale lembrar que a luz branca é o resultado da união de todas as frequências de ondas luminosas visíveis. Por isso que quando ela refrata em um prisma, gera diferentes desvios.

Compreendendo por que o céu é azul

O fenômeno físico acontece na atmosfera terrestre, que quando fortemente iluminada pela luz branca e brilhante do Sol, espalha preferencialmente luzes de frequências próximas da cor azul para todos os lados.

ceu-azul-balao
Céu azul

O efeito se dá quando o tamanho de comprimento de onda das partículas que interagem com a luz é bem menor que o comprimento de onda da própria luz, que na atmosfera é o caso das moléculas de oxigênio (O2) e nitrogênio (N2).

Em síntese, a intensidade da luz espalhada é inversamente proporcional à quarta potência do comprimento de onda.

Para exemplificar, o comprimento de onda da luz azul é de 450nm, e é espalhada numa intensidade cerca de três vezes maior que a luz vermelha, de comprimento de onda de 600nm.

céu-azulado
Céu azulado

Ou seja, a luz espalhada pelas moléculas de ar é muito mais azulada do que a própria fonte de luz. E é essa luz azulada que chega aos nossos olhos.

Assim, de qualquer ponto do céu iluminado com a luz solar, chegaráluz azulada aos nossos olhos e veremos océu azul.

E se o espalhamento não existisse?

Caso o espalhamento da radiação solar na atmosfera não ocorresse, o céu se apresentaria negro, ou seja, não emitiria luz. De maneira idêntica a noite, onde a atmosfera é pouco iluminada (pelas estrelas e pela Lua), e o espalhamento acontece com uma intensidade muito pequena se tornando imperceptível aos nossos olhos.

ceu-negro-estrelado

E se a atmosfera não existisse?

Nesse caso, mesmo durante o dia, veríamos o céu negro estrelado e o Sol se apresentaria como um disco brilhante, um pouco mais esbranquiçado do que o vemos no céu.

Por que o céu fica branco?

ceu-branco
Céu branco

O fato do céu se apresentar esbranquiçado se dá devido às gotículas de água, que são partículas muito maiores do que o comprimento de onda da luz.

Nesse caso o espalhamento não se baseia mais do comprimento de onda, e a intensidade da luz que se espalha é a mesma para todas as cores, que se juntam fazendo com que a luz branca seja dispersa. Por isso as nuvens são brancas e o excesso delas deixa o céu esbranquiçado.

Por que o céu fica vermelho quando o sol nasce e se põe?

por-que-o-ceu-e-vermelho
Céu vermelho

Nesses horários, a luz do astro do dia precisa viajar por um caminho maior na atmosfera para que nos alcance. Nesse percurso, as ondas de comprimento mais curtos – motivos do por que o céu é azul – se dissipam completamente, restando apenas luzes laranja e vermelho. Por esse motivo o céu se apresenta avermelhado quando o sol nasce e se põe.

Esse fenômeno acaba se intensificando ainda mais quando há poeira ou fumaça no ar, devido ao tamanho dessas partículas serem bem maiores que as outras na atmosfera, resultando em uma dispersão de luzes de comprimento de onda próximos, como a laranja e vermelho.

Agora você já sabe por que o céu é azul, aproveite para fazer outras descobertas fascinantes em nosso site! Compartilhe a matéria com os seus amigos e comente se você já sabia os motivos do céu ter cor azul.

Fonte: As cores da lua cheia