Por que a Rússia está invadindo a Ucrânia?

por-que-a-russia-esta-invadindo-a-ucrania
5/5 - (3 votes)

Por que a Rússia está invadindo a Ucrânia e o que Putin exige? Quais são os motivos da guerra Rússia x Ucrânia? Entenda os motivos desse confronto.

A guerra entre Rússia e Ucrânia

Há explosões por todo o país, e uma grotesca invasão pelo país. Ucrânia pede ajuda.

O Ultracurioso separou algumas informações para que você entenda o motivo da guerra entre Rússia e Ucrânia.

guerra-russia-ucrania-motivos
Yuri Smityuk\TASS via Getty Images

Durante meses, o russo Vladimir Putin negou os planos de ataque à Ucrânia, mas na quinta-feira revelou uma “operação militar especial” na região de Donbass no país. O anúncio ao vivo na televisão foi seguido de relatos de explosões na maior cidade do país, Kyiv, e em outras cidades Ucranianas.

As últimas atividades do presidente Putin vieram dias depois de ter quebrado um “pacto de paz” e ordenado tropas em duas regiões da Ucrânia dominada pelos rebeldes.

A Rússia enviou pelo menos 200.000 tropas em torno das fronteiras da Ucrânia nos últimos meses, e há receios de que a sua última ação possa marcar a primeira fase de uma nova invasão. O que acontecer em seguida poderá comprometer toda a estabilidade do continente europeu.

mapa-guerra-russia-ucrania
Mapa guerra Rússia x Ucrânia | Imagem: Reprodução/CNN Brasil

Seria essa uma Terceira Guerra Mundial?

Por que a Rússia está invadindo a Ucrânia?

Depois da Rússia invadir a Ucrânia em 2014, os rebeldes apoiados pelo Presidente Russo Putin dominaram grandes extensões do leste ucraniano e tem lutado contra o exército do país até os dias de hoje.

Embora tenham firmado um acordo mundial de “paz” em Minsk, o problema ainda persiste, e o líder russo diz estar enviando tropas para 2 cidades ucranianas dominadas pelos rebeldes.

António Guterres, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou nesta quarta-feira, (23.02.22), que a Rússia “violou a integridade territorial da Ucrânia”. Na mesma data, 23, a Ucrânia declarou estado de emergência nacional após ataques aéreos a várias cidades do país e uma grande invasão, onde estão sendo registradas inúmeras explosões.

Vale lembrar que a Ucrânia é um país de mais de 43 milhões de habitantes que faz divisa com a Rússia e União Europeia.

O Presidente Russo Putin avisou a Ucrânia que o país seria o responsável pelas mortes se não desse fim às hostilidades que ocorrem no Leste, possivelmente, onde há a dominação das tropas da Rússia. Porém, já houve uma série de falássias e qualquer uma delas poderia ser usado como motivo para um ataque.

Qual é o problema de Putin com a Ucrânia?

Há muito tempo, a Rússia resiste à passagem da Ucrânia para as instituições europeias. Agora Putin afirmou que a Ucrânia é um “fantoche ocidental” e que nunca foi um estado adequado.

putin-iniciou-a-guerra-russia-ucrania
Putin deu início a guerra entre Rússia e Ucrânia | Imagem: Agência Anadolu/Getty Images

O presidente russo exige garantias tanto do Ocidente quanto da Ucrânia de que não se aliar à OTAN, uma união defensiva de 30 territórios, e também, que a Ucrânia irá se desmilitarizar, e que se tornar um Estado neutro.

Sendo uma antiga república soviética, a Ucrânia tem laços sociais e culturais profundos com a Rússia, e o idioma russo é muito utilizado por lá, mas desde a invasão da Rússia em 2014, esses laços vem se desgastando.

Em 2014, a Rússia atacou a Ucrânia e a guerra já ceifou mais de 14.000 vidas.

Até onde irá a Rússia?

Antes do ataque, o Presidente americano Joe Biden advertiu: “Acreditamos que eles irão atacar a maior cidade da Ucrânia, Kyiv, uma cidade de 2,8 milhões de pessoas inocentes.”

joe-biden
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos | Imagem: Jim Watson/AFP/Getty Images

Apesar da Ucrânia ter construído suas forças armadas nos últimos anos, a Rússia não deixaria de enfrentar uma população agressiva. A Ucrânia convocou todos os reservistas entre os 18 e os 60 anos de idade para a guerra.

O alto funcionário militar norte-americano Mark Milley mencionou que a dimensão das forças armadas da Rússia significaria um cenário “terrível” com problemas em áreas urbanas densamente povoadas.

Respostas e sansões para punir a Rússia

O Ocidente argumentou que a ação da Rússia é ilegal, e o Secretário-Geral da ONU condenou a situação como uma “violação da integridade territorial e da autonomia da Ucrânia”.

Contudo, os parceiros da OTAN deixaram claro que não existem planos para enviar tropas de confronto para a Ucrânia. Em contra partida, ofereceram à Ucrânia armamentos, conselheiros e hospitais de campanha.

Então a principal resposta será punir a Rússia com medidas severas:

  • A Alemanha acabou por suspender a aprovação do gasoduto Nord Stream 2 da Rússia, um grande investimento por parte de organizações russas e europeias.
  • A União Europeia concordou em aplicar amplas punições envolvendo 351 deputados que apoiam a “decisão ilegal” da Rússia de reconhecer as áreas dominadas pelos rebeldes como áreas independentes.
  • Os EUA afirmam que estão a separar o regime russo das instituições financeiras ocidentais e a visar “elites” de alto nível.
  • O Reino Unido tem como foco 5 bancos gigantes russos e 3 bilionários.
  • Penalidades maiores estão em sigilo.

O que é que Putin quer?

A Rússia comentou sobre um “momento da verdade” e colocou as cartas da mesa, ao reformular sua ligação com a OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte e deu destaque a 3 exigências não negociáveis:

  • Quer um compromisso juridicamente vinculado de que a OTAN não rá se expandir mais. “É absolutamente obrigatório para nós assegurar que a Ucrânia nunca se torne membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte”, disse Sergei Ryabkov, o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros.
  • Exige que a Organização do Tratado do Atlântico Norte não estabeleça “armas de ataque nas fronteiras da Rússia”
  • Exige que a OTAN remova as forças armadas e as infraestruturas militares dos Estados membros que se juntaram à União desde 1997.

A Resposta da OTAN

A Organização do Tratado do Atlântico Norte é uma união defensiva com uma política de portas abertas a novos membros, e os seus 30 Estados membros continuam convencidos de que não irão mudar.

O presidente ucraniano apelou para “prazos claros e viáveis” para se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte, mas ainda não há indícios de que isso aconteça, pelo menos por enquanto.

Para o Presidente russo, o Ocidente prometeu em 1990 que a OTAN não iria se expandir “nem um centímetro se quer para o Leste”, mas o fêz de qualquer forma. Porém, isso foi antes do colapso da aliança soviética, para a qual a promessa ao então Presidente soviético Mikhail Gorbachev se referia apenas à Alemanha Oriental no contexto de uma Alemanha reunificada.

Qual seria a saída para sessar a Guerra Rússia x Ucrânia

Aparentemente não existe no momento uma saída diplomática, No entanto, tanto a França quanto a Alemanha mecionaram que há possibilidade de um diálogo.

Os Estados Unidos está se oferecendo para determinadas negociações relacionadas á mísseis.

Não sabemos como isso irá acabar, porém, estamos torcendo para que a guerra cesse o quanto antes.

O que você acha dos motivos para a guerra Rússia x Ucrânia? Qual é a sua opinião sobre o por que a Rússia está invadindo a Ucrânia? O que você acha que vai acontecer a partir de agora?

Comente aqui embaixo e compartilhe esta matéria nas suas redes sociais.

Imagem destacada: AP
Fontes: Imprensa Internacional, BBC News