10 livros para empreendedores iniciantes

5/5 - (38 votes)

Ao longo da vida, as pessoas aprendem sempre algo novo, e para aquelas que querem se tornar donas de um negócio próprio, há vários livros para empreendedores disponíveis nas prateleiras de lojas especializadas, e também em formato digital, para auxiliar no desenvolvimento e no aprendizado necessário para lidar com os desafios de empreender.

Por isso vale a máxima de que todo empreendedor é um eterno aprendiz. E isso não é um chavão apenas porque essas pessoas têm a mentalidade direcionada para isso. 

Quem está envolvido no setor do empreendedorismo sabe que o mundo oferece diversas escolhas e está sempre em evolução.

Com isso, muitos desafios aparecem todos os dias, e o empreendedor precisa aprender e descobrir como resolvê-los da melhor forma possível, bem como identificar novas oportunidades e desafios que surgem com as novas tecnologias e mudanças do público, inserindo novos aprendizados na dinâmica.

A arte de iniciar um empreendimento próprio

Iniciar um novo negócio, ou mantê-lo nos trilhos, mesmo com todos os obstáculos que aparecem pelo caminho, não é uma tarefa fácil. 

Os desafios transponíveis que os empreendedores enfrentam podem ajudar a tornar os negócios um sucesso, seja na área B2B (Business To Business), como uma fornecedora de selante para radiador para a indústria automobilística, ou B2C, como comerciantes de prataria.

Por um lado, positivo pelo menos, é que qualquer um pode aprender com as experiências de outras pessoas, que já estiveram na mesma posição, ou seja, com um longo caminho a trilhar no mundo dos negócios e do empreendedorismo. 

As recomendações de livros para empreendedores que serão apresentadas a seguir podem servir como um guia, não uma cartilha definitiva, mas que valem a pena a leitura, a qualquer momento, para trazer insights e modelos de resolução já empregados e que apresentaram boas respostas.

1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

O autor Dale Carnegie mostra que, para ser um empreendedor de sucesso, é preciso aprender a arte de lidar com pessoas. 

O livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” vem ensinando essa habilidade aos leitores desde 1937.

Um dos 100 livros de não-ficção de todos os tempos da revista Time, milhões de leitores aprenderam com ele as maneiras de melhorar não apenas a carreira, mas também as relações na vida pessoal.

De qualquer maneira, quem não quer ter amigos e ultrapassar muro pré moldado, de uma maneira metafórica? 

O conselho exposto por Carnegie no final da década de 1930 ainda é apropriado para o século XXI, em plena era de mecanismos de busca digitais e das redes sociais. 

O livro é dividido em várias seções, categorizado por etapas que ajudam a aprender “Técnicas fundamentais para lidar com pessoas”, ou “Seja um líder: como mudar as pessoas sem ofender ou despertar ressentimento”.

2. Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios

Especialista em empreendedorismo e plano de negócios, José Carlos Dornelas apresenta na 8ª edição do livro “Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios” uma referência para quem está iniciando neste setor.

Sendo considerado um marco do empreendedorismo e da teoria empreendedora no Brasil, apresenta as nuances que o mercado interno apresenta para aqueles que querem investir em um negócio próprio.

3. Pai Rico, Pai Pobre

Esse é um dos livros de planejamento financeiro de maior sucesso dos últimos tempos.

É um guia útil para tudo que um empreendedor principiante precisa saber sobre como administrar o dinheiro com sabedoria, de maneira que, mesmo se decidir aposentar na meia-idade, poderá fazê-lo.

O livro de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter detalha termos necessários, dividido em partes de fácil compreensão, e até mesmo divertidas, ao mesmo tempo em que quebra vários mitos e crenças, incluindo o que diz que uma casa ou uma empresa de limpeza são, necessariamente, um ativo

Além disso, contém lições que não são ensinadas nos bancos das escolas. Mas, depois da leitura, o leitor se junta às milhões de pessoas que pensam que deveria ser matéria obrigatória.

4. A Fábula de um Entregador de Jornal

Inspirado na vida do próprio autor, Deep Patel, essa história é uma narrativa envolvente de um entregador de jornal que se torna um empresário bem-sucedido. 

Ao longo da história, são apresentados “11 princípios de sucesso”, o que inclui:

  • Branding para o futuro;
  • Criar fãs delirantes;
  • Delegar autoridade;
  • Investir no sucesso;
  • Reconhecer oportunidades.

Todos os princípios são importantes para quem deseja iniciar o próprio empreendimento, não importa o tamanho, a natureza ou a finalidade.

Como curiosidade, vale destacar que o livro foi escrito quando Patel tinha apenas 16 anos de idade. Após um sucesso fenomenal, ele se tornou um famoso empresário.

5. O Fenômeno do Empreendedorismo

O autor Emanuel Ferreira Leite escreveu um livro que é leitura obrigatória para qualquer empreendedor, desde aquele que quer investir em uma empresa de conservação e limpeza para condomínios, até aqueles que querem ter um restaurante ou uma rede de lojas de sucesso.

O livro serve para aqueles que querem desenvolver as habilidades empreendedoras, propondo discussões sobre empreendedorismo, inovação e incubação de ideias, e como colocá-las em prática. 

6. Franquias Brasileiras

De autoria de Pedro Lucas de Resende Melo, o livro cujo título completo é “Franquias Brasileiras – Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização” apresenta vários estudos de caso de franquias e redes brasileiras que estão ao alcance dos mais variados clientes. 

Há histórias de franquia de estandes de óculos em shopping centers, empresas que tratam o verde e o meio ambiente como foco para o empreendedorismo em prol da natureza, como indústrias que investem em ecobag personalizada e restaurantes de fast food de qualidade, demonstrando as especificidades e variedades propostas por esses modelos.

7. Forasteiros

Este é o terceiro livro do conceituado colunista da revista The New Yorker, Malcolm Gladwell, sendo “Forasteiros” (Outliers, no original) sobre o que está por trás do sucesso de pessoas como Bill Gates e bandas como The Beatles

Escrito em estilo jornalístico, o livro apresenta as origens daqueles que se destacaram nos respectivos campos de atuação. 

Gladwell mostra que mesmo um empreendedor que deseja investir em uma empresa de paisagismo precisa entender habilidades específicas comuns a esses grandes nomes, tendo em vista que são citadas diversas pesquisas, seguidas de explicações detalhadas para facilitar a leitura. 

8. Empreendedorismo – Construindo Seu Projeto de Vida

Escrito em formato de guia, o livro “Empreendedorismo – Construindo Seu Projeto de Vida”, do autor Luiz Arnaldo Biagio, é um guia para quem procura renunciar ao emprego tradicional e empreender em um negócio próprio.

Ao longo das páginas, Biagio apresenta as dificuldades impostas pela burocracia, os percalços que os empreendedores encontram diante de problemas sociais, mão de obra especializada escassa e necessidade de se reinventar a cada dia. 

9. O Poder de Quebrar

Daymond John, é fundador da empresa de roupas voltada para a cultura hip-hop FUBU (For You, By Us) e é também conhecido pela participação como empresário no reality show de negócios americano Shark Tank. 

Junto com Daniel Paisner, John ilustra porque a melhor maneira de ter sucesso nos negócios é começar do zero, ou seja, tendo o poder de quebrar sem perder (The Power Of Broke, no original).

Segundo ele, a razão é que começar do zero torna o empreendedor de uma empresa de dedetização RJ Jacarepaguá mais criativo, imaginativo, autêntico e eficiente ao lidar com vários aspectos de um negócio, como marketing, gestão de recursos e relacionamento com o cliente. 

Mais importante, as limitações ajudam o empreendedor a se concentrar melhor nos objetivos traçados. 

Além da própria experiência de construir a FUBU do zero, o livro de John contém vários exemplos da vida real de pessoas que fizeram sucesso no mundo dos negócios a partir de uma ideia.

Esse é um dos livros que se tornou best seller no jornal New York Times, sendo útil para aqueles que planejam iniciar um negócio próprio, mas também serve para líderes e gestores de empresas estabelecidas. 

10. A Mente Empreendedora

Kevin Johnson é o presidente da empresa de comunicação e marketing Johnson Media Inc, que tem como clientes alguns dos negócios da revista Fortune 100

O livro é para quem pretende se tornar um empreendedor de sucesso, que vai além do acaso.

Johnson entra na mente dos aspirantes a empreendedores, apresentando 100 lições de autodesenvolvimento e formas de marcar presença no universo empreendedor. 

Ao longo dos capítulos, o livro diz aos novos empreendedores que habilidades como criatividade e iniciativa podem ser cultivadas. 

Cada aspecto de um negócio, mesmo que seja uma empresa de AVCB bombeiro, é coberto por sete tópicos, com destaque para:

  • Educação;
  • Finanças;
  • Liderança;
  • Motivação.

O autor cita exemplos da própria vida, e assim apresenta dicas úteis para administrar um negócio sem complicações. 

Conclusão

Entre muitos empresários de sucesso, alguns registraram as próprias lições de vida, pesquisas, estudos, dicas e conselhos em forma de livros para empreendedores em início de carreira. 

Essas dicas são abrangentes, como:

  • Construir um negócio do zero;
  • Entender como a mente do empreendedor funciona;
  • Garantir lucros constantes;
  • Influenciar terceiros em favor próprio;
  • Ter uma visão do que torna as pessoas melhores.

Todas essas habilidades essenciais, e muitas outras, podem ser captadas a partir da leitura desses livros, e muitos outros que podem ser encontrados nos mais diversos canais e listas. 

Por fim, coloque as lições aprendidas em prática, mas siga o instinto e continue se aperfeiçoando como empreendedor, recolhendo suas próprias experiências e outras referências, pois o sucesso é uma escolha e consequência de boas práticas realizadas constantemente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.