Urgente: Imagem inédita de buraco negro no centro da Via Láctea é divulgada

Imagem-inedita-de-buraco-negro-no-centro-da-Via-Lactea-e-divulgada
Avalie a matéria!

Pela primeira vez na história da humanidade, a imagem de Sagitário A*, um buraco negro supermassivo situado no centro da Via Láctea foi divulgada pela Event Horizon Telescope.

Alguns dias atrás, os Astrónomos estavam prestes a anunciar algo inédito sobre a Via Láctea, e aqui está o resultado surpreendente. Acompanhe!

Um evento internacional liderado por cientistas revelou ao mundo a primeira imagem de Sagitário A*. A foto representa um marco para a comunidade científica e uma prova concreta da existencia de um buraco negro supermassivo no coração da Via Lactea.

Aproveite para ler…

Sagitário A*, é um buraco negro supermassivo localizado na nossa galaxia, o buraco negro mais proximo do planeta azul e que está cerca de 26 mil anos-luz da Terra.

A estrutura por trás do Event Horizon Telescope, conta com uma incrível rede de 11 radiotelescópios interconectados espalhados em vários lugares do mundo.

Os dados coletados pelos pesquisadores do EHT foram publicados na revista científica The Astrophysical Journal Letters.

A descoberta contou com a dedicação de mais de 350 pesquisadores e foi  apresentada em diversas coletivas de imprensa que aconteceram simultaneamente nos Estados Unidos, Chile, Alemanha, México, Japão, China e Taiwan.

A Event Horizon conta com 8 observatórios que funcionam juntos posicionados em 8 pontos diferentes do Planeta.

A união dos centros de pesquisa é fundamental para o sucesso de um projeto como esse. Segundo eles, quando os radiotelescópios posicionados em diversos locais do globo funcionam simultaneamente, aumenta o campo de visão e a qualidade de imagem.

A descoberta impressionou a comunidade científica e serviu para validar a Teoria da Relatividade Geral proposta pelo estudioso Albert Einstein.

“Ficamos surpresos ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”, disse o cientista do Projeto EHT, Geoffrey Bower, do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sínica, em Taipei.

A redação do Ultracurioso separou algumas perguntas comuns dos leitores. Acompanhe.

O que é um buraco negro?

Um buraco negro é como se fosse um abismo cósmico atrator que suga para si tudo o que se aproxima dele a uma certa distancia.

A força gravitacional de um buraco negro e tão grande que até a luz é atraída para ele. Por isso, os buracos negros são realmente escuros.

Quais são os tipos de buracos negros?

Os astrônomos classificam os buracos negros em três tipos, os buracos negros estelares, os intermediários e os supermassivos.

Buraco negro estelar

Um buraco negro estelar é o menor de todos e se formam com a morte de uma estrela massiva, em um evento estelar denominado supernova. Os buracos negros estelares costumam ter uma massa de aproximadamente 10 e 100 vezes maior que o Sol.

Buraco negro intermediário

Já os buracos negros intermediários não são tão comuns e costumam ter uma massa entre 100 e 100 mil vezes maior que a do Sol. Devido a sua raridade, alguns cientistas são céticos quanto a sua existência. Embora esse seja um questionamento comum para os pesquisadores, a existencia de um buraco negro intermediario foi descoberta em 2021.

Buracos negros supermassivo

Por último, os buracos negros supermassivos ficam localizados no centro das galáxias, e costumam surgir após sua formação, engolindo qualquer coisa que vier em sua direcao.

De acordo com os cientistas, os buracos negros supermassivos sao um dos corpos mais pesados do Universo, e suas massas costumam ser milhões a bilhões de vezes maiores do que a do Sol.

O que é o Sagittarius A*?

O Sgr A* é um buraco negro supermassivo localizado no centro da Via Láctea. Segundo os cientistas, sua massa é 4 milhões de vezes maior do que a do Sol e seu diâmetro, 18 vezes maior do que a do nosso astro rei.

O buraco negro foi descoberto em 1970 pelos astrônomos Bruce Balick e Robert L como uma fonte de rádio brilhante no coração da Via Láctea.

O Sgr A* está localizado na constelação de Sagitário. Embora o buraco negro não seja visível, sua constelacao pode ser vista através dos hemisférios norte e sul do Planeta.