Baleia pré-histórica de quatro patas é encontrada no Egito

baleia-pre-historica
5/5 - (57 votes)

A descoberta do fóssil da baleia pré-histórica de quatro patas nos fornecem grandes detalhes sobre a transição evolutiva que levou as baleias a se transformarem nos gigantes do mar. Confira!

Os cientistas descobriram recentemente um novo fóssil que corresponde a uma espécie de baleia pré-histórica de quatro patas inteiramente nova que viveu há cerca de 43 milhões de anos.

Confira a matéria do Ultracurioso sobre a descoberta fascinante da baleia pré-histórica de quatro patas. Veja!

A primeira Baleia pré-histórica de quatro patas encontrada na África

Apesar das baleias serem os maiores animais vivos que já existiram na Terra, elas tiveram um começo relativamente humilde.

O novo fóssil que foi descoberto foi batizado de Phiomicetus anubis. Phiomicetus anubis tinha um comprimento corporal de 3 metros e uma massa corporal de cerca de 600 quilos. Além de fortes mandíbulas para capturar presas e era um dos predadores mais importantes da época.

O fóssil da baleia pré-histórica foi encontrado na região desértica de Fayoum no Egipto, uma área que em tempos foi completamente coberta pelo mar.

baleia-quatro-patas
Demonstração da baleia pré-histórica encontrada no Egito | Imagem: Twitter/@heshamsallam/Reprodução)

As titãs do mar evoluíram pela primeira vez há cerca de 50 milhões de anos e têm evoluído desde então. Até onde sabemos, seus antepassados vieram de mamíferos semelhantes a veados que viveram em terra durante mais de 10 milhões de anos.

Esta descoberta mostra não só a evolução das baleias, mas também como algumas espécies se deslocaram da terra para o mar. O crânio do animal se assemelha ao de Anubis, um deus egípcio da morte, e pertence a uma espécie que habitou a região há cerca de 43 milhões de anos.

A baleia pré-histórica vivia em terra e no oceano

Ao contrário das baleias modernas, a baleia pré-histórica de quatro patas tinha a incrível capacidade de viver tanto em terra firme, como nadar nos oceanos, e sua espécie está relacionada com a entidade cabeça de chacal.

O animal recém descoberto foi objeto de um estudo publicado em 25 de Agosto na revista científica Proceedings of the Royal Society B.

baleia-pre-historica-fossil
Pesquisadores com os ossos da baleia pré-histórica de quatro patas | Imagem: Twitter/@heshamsallam/Reprodução

O fóssil do animal estava localizado nas rochas do Eoceno (época compreendida no intervalo de tempo geológico aproximadamente entre 55 a 35 milhões de anos).

“Phiomycetus anubis é uma descoberta crítica para a paleontologia egípcia e africana”, disse Abdullah Gohar, autor principal do estudo e investigador do Centro de Paleontologia de Vertebrate (MUVP), à agência noticiosa Reuters.

A evolução da baleia pré-histórica

A evolução das baleias na África ainda é um mistério, mas as escavações forneceram novos detalhes sobre a transição evolutiva destes animais, que viveram em terra e no mar, antes de viverem para sempre nas profundezas dos oceanos.

Não por acaso, durante escavações nas rochas da Depressão de Fayoum, os investigadores encontraram fósseis não só de baleias crocodilo semi-aquáticas, mas também ossos de grandes baleias com hábitos 100% aquáticos.

A descoberta surpreendente não é a primeira prova da vida de baleias pré-histórica de quatro patas, mas de acordo com os pesquisadores, foi o primeiro descoberto na região africana.

Segundo Hesham Sellam, fundador do MUVP, a nova descoberta em particular trouxe a tona novas questões sobre os antigos ecossistemas e o início e coexistência destas criaturas ancestrais no Egito.

E você, já sabia ou já passou pela sua cabeça que os gigantes dos oceanos já andaram livremente em terra com suas fortes patas? Deixe o seu comentário e envie a matéria para os seus amigos!

Imagem destacada: Reprodução artística de uma baleia pré-histórica de quatro patas, criado pelo artista Alberto Gennari.