Astrónomos estão prestes a anunciar algo inédito sobre a Via Láctea

via-lactea-noticia
5/5 - (37 votes)

Os astrónomos estão prestes a anunciar dados inéditos sobre a Via Láctea.

Dentro de 2 semanas, o Observatório Europeu do Sul (ESO) apresentará ao mundo novos dados sobre a nossa Via Láctea.

Nenhuma pessoa pode prever qual será o anúncio, mas com base no que entendemos, há motivos para empolgação: Os resultados mostrados são do Horizon Telescope (EHT), projeto que conseguiu gerar em 2019 a primeira imagem de um buraco negro.

Durante anos, o plano EHT tem vindo a estudar o coração da nossa galáxia, a Via Láctea, que pode ser o lar de um buraco negro supermassivo conhecido como Sagitário A*.

Independentemente do que tenham descoberto, continuam a fazer disso um grande negócio.

Os cientistas continuam a realizar conferências de imprensa simultâneas a nível internacional, o que leva a entender que, provavelmente, o segredo pode ser o próximo episódio desde o momento histórico de 2019, quando foi revelado o primeiro buraco negro.

Os resultados serão divulgados em uma live que será transmitida online no dia 12 de Maio de 2022 às 15h00 CEST (13h00 UTC, 9h00 EST), juntamente com um evento no YouTube com 6 astrónomos internacionais. Já foi adiantado que, as revelações incluirão “material audiovisual de apoio extensivo”.

Se os astrónomos tiverem conseguido criar uma imagem direta do horizonte do evento Sgr A*, será um momento marcante em toda a história.

É extremamente complexo visualizar os buracos negros, pois eles são invisíveis e absorvem toda a radiação eletromagnética. Todavia, o máximo que se pode esperar visualizar é o contorno do buraco negro, que mostra onde a luz atualmente não pode escapar às forças gravitacionais.

No entanto, Sgr A* é obscurecido por uma nuvem de poeira e gás, tornando-o especialmente difícil a investigação.

Se os astrónomos tiverem obtido imagens do horizonte do buraco negro, este deve aparecer como um donut brilhosa.

Buraco negro | Imagem: EHT

Na imagem acima mostra o disco de acreção do buraco negro, um circulo de gás e poeira que emite extrema radiação quando cai no abismo.

Este comunicado de imprensa internacional promete algo “inovador”, parecido com o mesmo anúncio que usaram antes de anunciarem a fotografia pioneira de um buraco negro.

Este buraco negro encontrava-se dentro da galáxia M87 e tem uma massa 6,5 mil bilhões de vezes maior do que a do nosso Sol. O seu horizonte de eventos tem um raio de cerca de 20 mil milhões de quilómetros e está bem distante.

Srg A* está localizado muito mais próximo, está bem no coração da nossa galáxia. Porém, é considerado bem pequeno para um buraco negro supermassivo, ele é maior que o Sol apenas 4,3 milhões de vezes, e só é detectável porque está muito mais perto da Terra do que M87*.

Podemos concluir que, se os astrónomos acabassem por captar uma imagem do seu horizonte de eventos, com certeza seria algo incrível nunca visto antes na história.

Estamos ansiosos para saber o que a ESO está prestes a anunciar. As informações serão passadas em detalhes aqui.

Fonte: https://www.sciencealert.com/astronomers-are-about-to-make-a-massive-announcement-about-the-milky-way