18 alimentos bom para memória: Turbine seu cérebro hoje!

alimentos-bom-para-memoria
5/5 - (47 votes)

Se eu lhe dissesse que pode ficar mais esperto comendo? É isso mesmo, conheça alguns alimentos bom para memórias.

Quando se pensa em ficar mais inteligente, provavelmente pensa-se em estudar muito, fazer muitas contas e geralmente investir tempo e esforço. Mas você pode fazer isso mudando o seu cardápio!

Conheça alguns alimentos bom para memória e comece a turbinar seu cérebro hoje mesmo!

Descubra também: Tomate é fruta ou legume? Descubra por que não é nenhum dos dois!

Conheça esses alimentos bom para memória

Todos gostamos de comer, por isso em teoria isto não deve ser difícil. Mas se escolher a sua comida sabiamente, verá que pode fazer uma diferença significativa para o seu funcionamento cerebral e desempenho mental geral.

Assim, sem mais delongas, veja alguns alimentos bom para memória, e comece hoje mesmo a cuidar do seu cérebro. O que é bom para memória fraca?

Peixes gordos

O peixe gordo, que apresenta mais de 10% de gordura, é imprescindível na alimentação saudável, sobretudo para a memória. Por conter alta concentração de ácido graxo ómega 3, o melhor suplemento para o cérebro. Isto beneficia os nossos cérebros de duas maneiras.

Em primeiro lugar, o ácido graxo ómega 3 pode ser utilizado para construir paredes celulares. É incorporado na sua formulação, o que significa que os materiais mais pequenos são substituídos.

Por sua vez, isto torna as células cerebrais mais flexíveis, mais fluídas e menos propensas a danos. Melhor ainda, também aumenta a “permeabilidade da membrana celular”.

peixe-gordo-melhora-memoria
Peixes gordos ajudam a melhorar a memória

Em termos simples, isto significa que os neurotransmissores, nutrientes e sinais chave passarão mais facilmente através das paredes celulares, permitindo transmissões mais rápidas e melhor comunicação através das sinapses neurais, sendo esse um dos alimentos que melhoram a circulação cerebral.

Para além de tudo isto, o ácido graxo ómega 3 também combate a inflamação, o que acaba sendo uma ótima ideia de como melhorar a memória e o raciocínio.

De fato, a inflamação é um grande problema no cérebro (e na memória), onde as citocinas pró-inflamatórias podem causar danos graves se deixadas à sua própria sorte.

Provavelmente, a inflamação no cérebro é responsável pela névoa cerebral, por isso é um refrescamento rápido e eficaz do cérebro. De forma breve, o nevoeiro mental consiste em uma confusão mental e perda de memória de curto prazo.

Os peixes gordos, que possuem maior quantidade de gorduras, são sardinha, atum, salmão, cavala, arenque, truta, anchova, enguia. Que tal adicionar esses peixes na sua dieta de alimentos bom para memória?

Ovos

ovo
Ovos ajudam a melhorar a memória

Os ovos contém todos os aminoácidos essenciais que os seres humanos necessitam para prosperar. Isto significa que contém todas as proteínas que são utilizadas para construir músculos, pele, ossos e neuroquímicos.

Mas o que os ovos também contém é a colina. A colina é um precursor químico da acetilcolina, o que significa que é o que o cérebro utiliza para sintetizar este ingrediente.

Isto é importante para nós porque a acetilcolina é o principal neurotransmissor excitatório no cérebro, juntamente com o glutamato. A substância é utilizada em muitas operações importantes e, em particular, quando se trata de memória.

Abacate

abacate
Abacate ajuda a melhorar a memória

O abacate é uma gordura saturada saudável, e é um dos importante porque o cérebro é constituído em grande parte por gordura.

É também outra fonte de ácido graxo ómega 3. Mas o mais excitante de tudo, contém luteína, um carotenóide que era conhecido principalmente pelos seus benefícios para a saúde dos olhos, mas que desde então tem sido visto como um poderoso impulsionador cognitivo e energético.

Conheça outros alimentos bom para memória

Separamos uma lista de alimentos bom para o cérebro para ajudar você a montar o seu cardápio para melhorar a memoria, confira:

O nosso cérebro adora alimentos não processados ​​e vegetais. Esses alimentos auxiliam no combate à inflamação e ao estresse oxidativo do cérebro.

amoras
Amoras ajudam a melhorar a memória
  • Morangos;
  • Chá verde;
  • Nozes;
  • Uvas;
  • Amoras;
  • Amora silvestre;
  • Açafrão;
  • Vegetais de folhas verdes.

Outro grupo de alimentos são as plantas, que são ricas em antioxidantes, o que auxilia no retardamento ou prevenção de alguns certos tipos de danos às células.

Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres e a reverter ou atrasar alguns sintomas do envelhecimento, como os problemas de memória.

São ótimos alimentos ricos em antioxidantes:

  • Folhas verdes escuras;
  • Bagas;
  • Feijões;
  • Especiarias e ervas.

Outro grupo de alimentos bom para o cérebro são as fibras. Elas auxiliam na regulagem dos níveis de glicose no sangue.

São ótimos alimentos ricos em fibras:

feijao
Tipos de feijões
  • Grãos inteiros cozidos;
  • Feijão e Legumes;
  • Frutas e vegetais, como maçãs, frutas vermelhas, brócolis e couve.

Como turbinar a memória

Separamos alguns livros interessantes que podem ser muito úteis na hora de montar o seu cardápio com base em alimentos bom para memória. Aproveite para adquirir o seu!

Você já conhecia esses alimentos bom para memória? Já consome algum deles em sua dieta diária? Compartilhe essa matéria com alguém que vive esquecendo de tudo!

Fonte: ccl.org
Imagem destacada: SHUTTERSTOCK