Água com açúcar acalma mesmo? Mito ou Verdade?

agua-com-acucar-acalma
5/5 - (13 votes)

Provavelmente você já deva ter se perguntado se água com açúcar acalma mesmo, ou até mesmo se água com açúcar da sono. Afinal, nossos avós estavam realmente certos? Seria um mito ou verdade? Descubra!

A água com açúcar pode acalmar, mas a açúcar não tem um impacto calmante. Ao contrário do efeito sedativo, o açúcar fornece energia ao corpo.

Descubra também:

Por que a água com açúcar acalma?

agua-com-acucar
Água com açúcar

O que faz com que uma pessoa se acalme quando bebe água com açúcar é a sua crença que a acalmará, o chamado “efeito placebo”, ou seja, o efeito da fé, da mente e autossugestão na saúde do indivíduo.

As organizações farmacêuticas usam o método para testar a eficácia de um novo medicamento. A um grupo de pessoas eles dão o medicamento verdadeiro e a outro oferecem um medicamento de ‘mentirinha’, à base de açúcar ou farinha, que é o chamado medicamento placebo.

Contudo, apesar de não ter qualquer efeito farmacológico, o placebo pode ajudar a melhorar o problema ou os sinais em certos pacientes. Por conseguinte, para que a medicina real seja comprovadamente eficaz, tem de produzir resultados superiores aos do placebo.

O surpreendente efeito placebo

efeito-placebo
Efeito placebo

Os cientistas atribuem esta habilidade ao impacto psicológico da crença do sujeito de que o medicamento fará efeito. A mesma coisa acontece com a água com açúcar. O indivíduo pensa que a mistura irá acalmá-lo e assim poderá ficar mais calmo. No entanto, especialmente na água com açúcar, não existe nenhuma propriedade sedativa.

Outra razão pela qual a água com açúcar é utilizada para acalmar é que o sabor doce cria uma sensação de prazer que faz o indivíduo se sinta melhor, especialmente aqueles que continuam habituados a ingerir doces quando ficam ansiosos.

No entanto, esta sensação é enganosa. O indivíduo sente-se melhor, torna-se “mais feliz”, acreditando que está mais calmo, quando na realidade não está, porque o açúcar por si só não é capaz de produzir o efeito calmante.

Água com açúcar faz mal?

acucar-acalma
Açúcar

Além disso, oferecer água açucarada a um estranho pode ser drasticamente inseguro se este for diabético, pois pode levar à hiperglicemia (altos índices de açúcar no sangue). De todo modo, é melhor servir apenas água, e não correr este perigo.

Adorei trazer esse artigo sobre se água com açúcar acalma de verdade. Realmente é muito interessante. Agora queremos saber de você, já sabia que a água com açúcar funciona como o efeito placebo?

Você também aprendeu que a água com açúcar acalma, com os seus pais e avós? Conte nos comentários e compartilhe a matéria para deixar seus amigos de boca aberta!